quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como encarar o mundo


Hoje meu dia começou ontem. Seria a melhor definição para entender os acontecimentos que se deram. Em homenagem a Eric J. Hobsbawn – grande historiador, sociólogo e gênio -, que dividiu alguns fatos do mundo, na sua visão os mais importantes para a formação do mundo contemporâneo, em Eras, usei seus ensinamentos para fazer o mesmo com minha vida.
Hãm?!
Segundos, minutos, dias, semanas, anos e décadas existem para quem quer que eles existam. Pergunte a seu cachorro ou a uma criança de cinco anos se eles sabem essa diferença. Se a resposta for sim, faça uma lavagem cerebral em ambos – dúvida: existe lavagem cerebral de verdade? Nunca pesquisei a respeito – e deixe-os esquecer disso.

O tempo existe, mas o tempo BIOLÓGICO existe. O CRONOLÓGICO é mais uma invenção genial do homem, onde milésimos de segundo tornam-se importantes. Controlar seu tempo, seus dias, seu lazer, seu sono e por aí vai. Santa ignorância pensar tão pequeno. Ok, e os corredores, os recordes, etc? Não sei, mas sei que o sacrifício pelos milésimos de segundo de hoje irão ter um amplo reflexo lá na frente. Não me aprofundarei nisso porque não quero.

Enfim, ontem foi o hoje do amanhã. Entendeu? Na desordem da minha mente resolvei sentar, ficar bem quietinho e esquecer o tempo. Trabalho feito. Então comecei a procurar um caminho – de olhos fechados – para a solução do que me afligia. Êxito. Agora precisava aplicar os resultados mentais na vida real. Seria possível? Conversa, desabafo, desapego, calma e meticulosidade com as palavras, selecionando uma a uma para dizer exatamente o que eu queria. Sim, foi possível. Um treinamento mental por tempo indeterminado obteve resultado. Quando me dei conta já se passavam das duas da manhã. Susto? Risos! Como seríamos maestros de nossas vidas se esquecêssemos do tempo e vivêssemos indo e vindo nele.
Bravos mortais que encaram as horas do dia. Invejo-os pela coragem. Encaram a morte todos os dias. Não se dão conta do desperdício de vida num mundo onde a vida é tão rara.


Em meio esse contexto alguns personagens figurantes apareceram e apliquei meus métodos de analise, compreensão, aceitação, silêncio, reflexão e, então, ação, a eles. Adivinhem? 50% de aproveitamento.
Antes de discutirmos com alguém devemos olhar para o nosso interior e procurar por nossa parcela de culpa. Acredite, metade de nossas discussões surgem por 50% de motivos nossos.
Então pensei: sou um gênio!  Mal desfrutei do prazer e a voz do Criador veio ao fundo:
- ‘Dê ao mundo seus resultados, só assim será alguém.’
Ok Deus, mas nem uns dois dias de luxo, glória e prazer?
- ‘Cala a boca e faz o que mandei!’
Tudo bem, com tanta delicadeza, é um prazer atender suas ordens.
Aí pensei: como seria melhor dar ao mundo esse conhecimento?
Primeiramente um texto? Sim, sábia ideia. Poderá atingir um grande número de pessoas. Música? Não, ninguém gosta de me ver cantar. Aplicação? É óbvio que sim. Como? Meus relacionamentos. Mãe, pai e outras três pessoas que não convêm.
Acertaram-se por aprenderem a olhar para dentro antes de culpar o mundo afora.

E agora? Que o mundo entenda isso e viva de um modo melhor. Das poucas coisas que sei uma delas vou contar-lhes agora: Final de semana em outra cidade, conversando com duas pessoas em comum e três que nunca havia visto. Num determinado momento da conversa falei sobre meus versos e minhas músicas – me ironizando e sendo ironizado pelos conhecidos – e disse que eu não sabia fazê-los, que era apenas por prazer. Pensei nisso por 3 dias e pra falar a verdade, menti! Eu sei fazê-los, eu amo minhas poesias, minhas músicas, meus arranjos musicais e até o livro que publiquei. Amo e penso que eles são o máximo. Se fossem simples muitos os teriam e os fariam, e isso não acontece.


O primeiro passo para qualquer crescimento e amar o que faz, o segundo é querer continuar fazendo e o terceiro é não desistir, mesmo com as condições mais adversas. O mundo irá te tratar do modo que você quiser que ele te trate. Deixais pensar que és um lixo e serás. Nunca olharão pra ti e dirão: ‘és um sábio!’ Terás que provar todos os dias a magnitude de tua grandeza, então, um dia, serás!

Bife’s

Nenhum comentário: