domingo, 5 de junho de 2011

E dizem para viver cada dia como se fosse o último. Me agrada tal piada. Primeiro falarei de vocês e depois de mim. Para quem vive cada dia assim, só peço uma explicação e faço uma ou outra afirmação: viver cada dia esperando um final subentende um “não fazer planos”, não ter que dar explicações, não colocar o querido relógio para despertar, não se preocupar com todas as coisas mundanas criadas para nos fazer máquinas – o trabalho, os horários, o dinheiro, a família e daí em diante – na verdade, nem pedirei explicações, se você vive assim, meus parabéns e invejo-te (e duvido-te)! Agora falarei de mim: não, eu não vivo cada dia como se fosse o último, muito pelo contrário, eu desejo todos os ‘amanhãs’ possíveis. Sim, todos! Eu – e acredito que não seja o único – posso prever o futuro. Acreditam? Não?! Então vamos lá: que hora você terá que acordar amanhã? Será que você sabe as pessoas que irá ver e conversar? Será que você sabe o lugar para onde irá e quantas horas ficará lá? Consegue imaginar que entrará em redes sociais para atualizar suas informações? Sabe se o seu amor já te espera em outra esquina? Sabe se terá que visitar algum parente próximo que não está bem? Banho? Alimentação? É, prever o futuro não é tão complicado assim, apenas demos um ar de impossível a algo que, no fundo, é bem provável. O futuro não é apenas daqui a cem anos, o futuro é agora. Viu? Não? Virou passado... Não peço para concordarem. Só para pensarem. Eu? Ainda estou desejando cada minuto que se segue, melhor, cada segundo. E por quê? Porque eu tenho planos, vários deles. Tanto a longo prazo como a curtíssimo. Eu quero acordar muitas manhãs e ver o céu ensolarado, neblinoso ou cinzento. Eu quero ver o sorriso da guria que gosto uma centena de milhares de vezes. Quero ler muitos livros, escrever outros tantos. Quero me apaixonar por mil mulheres ou amar apenas uma. Tocar meu bom e velho violão quando estiver com meus ... anos? Criação do ser humano. Não posso garantir que tenho 22 anos ou que terei 80, me desculpem. Eu quero todas as rotações da Terra que puder ver. Admirar aquele céu estrelado, na companhia do vinho e da guria que comigo estiver. Ver aquele sol que se escondeu de mim mais uma vez, só para dizer que eu o peguei novamente! Eu vivo cada dia pensando no amanhã, prevendo o meu futuro e torcendo pelo seu. No final das contas eu só tenho planos para minha vida e não para minha morte. Me desculpo novamente, eu sou a pessoa mais vaga que existe, mas não consigo ser tão vago a ponto de não pensar no amanhã, ou melhor, não pensar em mim amanhã, só para ter o gosto de pensar em você!

Bife's

Nenhum comentário: