sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Algumas coisas que penso


- ‘Renan, enquanto você não parar com essa ironia você não vai ser ninguém!’
Foram as palavras de meu pai após uma briga que abalou nosso relacionamento. Eu estava com 17 anos, era petulante, me considerava esperto. Cinco anos mudam tanta coisa.
E se me perguntassem á cinco anos atrás:
- ‘O que é mais importante, seus amigos ou seus pensamentos?’
Responderia sem hesitar:
- Meus pensamentos!
E se me perguntassem á dez anos atrás:
- ‘O que é mais importante, seus amigos ou seus pensamentos?’
Responderia se hesitar:
- Meus amigos!
E se me fizessem essa pergunta hoje, o que eu responderia?
Foi a perguntou que se agarrou em meu pescoço após fazer um comentário a uma amiga sobre minhas amizades.

Ironia. Ironia.
A vida é irônica, o mundo é irônico, os fatos são irônicos, a ciência é irônica. Se existe uma explicação para isso? Sim. A vida, o mundo e todo o resto são feitos pelo homem. Logo: a evolução e o desenvolvimento do homem são irônicos. Por quê?
Essa é fácil de responder:
- O que você queria ser quando criança? Você conseguiu ser? A mulher que você mais amou é sua amiga, namorada ou esposa? Seus melhores amigos de hoje são os seus inseparáveis companheiros de dez anos atrás? Você tem a vida que imaginou ter quando tinha 12 ou 16 anos? Os mistérios que tanto te assombravam hoje rondam sua mente? E os segredos que você guardou há cinco anos, hoje fazem sentido pra alguém? As verdades absolutas que você ousou descobrir ainda são reais em sua cabeça? E assim eu poderia ir até amanhã, brincando de perguntas que a maioria das respostas seria não.
A maioria, porque de algumas questões podem surgir um sim como resposta para uma ou outra pessoa.

Não desprezo o ensinamento do meu coroa, afinal ele é um sábio e esta 26 anos na minha frente. Numa escala evolutiva eu seria uma célula e ele um tecido, mas a ironia pode ser o segredo do mundo e, se eu deixar de ser irônico, talvez eu realmente não seja ninguém.

Conversando com um ‘camarada’ – psicólogo e muito inteligente – ele julgou minhas falas como se eu tivesse obtido a verdade absoluta para a vida no mundo palpável e material. Ele se utilizou de um argumento assim:
- ‘Bifão, quando eu estava na faculdade, com uns 21, 22 anos, eu li alguns livros e pensei que tivesse sacado o segredo de várias coisas, mas era ilusão minha.’
Concordei, mas entendi o que ele havia dito na verdade:
- ‘Não se iluda pensando que você sabe alguma coisa, porque você não sabe!’
Certo? Errado?
Cada ser humano possui seus mistérios, seus problemas, suas dores, suas desilusões, suas conquistas, seus amores, etc. Não posso responder essa pergunta, apenas penso que o maior segredo do mundo – a vida – às vezes pode ser explicado lendo um papel de bala, então amigo, não generalize.
Algumas pessoas podem não saber de nada e ter uma compreensão da vida que um gênio não teria, simples assim.
Se sou uma dessas? De maneira alguma.

Sei algumas coisas que me permitem continuar sem complicações e isso já me basta. Sei que vivemos num mundo de construções, que foram moldadas de acordo com a vontade de poucos para manipular muitos, sei que o mundo cristão-católico-ocidental não é uma verdade absoluta e nem o único modo de vida, sei que as pessoas morrem, que os amores acabam, que os amigos se vão, mas sei também que outros amigos aparecem, um amor maior e mais inteligente reaparece, cada ser humano é único e não adianta generalizar, quanto mais estudamos menos sabemos, porque entendemos que o conhecimento é infindo, sei que a mudança é a única coisa que permanece, sei que o medo é o principal motivo da infelicidade – medo de morrer, de ficar sozinho, de não ser querido por todos, de não ser ‘popular’, de não ser capaz de realizar certas coisas, etc. – sei também que o tempo passa pra todo mundo e não tem como fugir dele.
Verdades? Mentiras? Piadas? Inutilidades?
Deixo a seu critério.
São fatos que observei em minha vida e que fazem sentido pra mim. Me permitem ser feliz, realizado e capaz de viver sozinho por toda a eternidade.

E se fico com os amigos ou com os pensamentos?
Hoje fico ambos, porque se forem concretos permanecerão, caso contrário, serão passageiros.

Bife’s

Nenhum comentário: