sexta-feira, 3 de maio de 2013

É o que seríamos.


Não pretendo revirar restos humanos, nem, tão pouco, encontrar antigos sentimentos. Louvo o Passado como vocês louvam suas divindades e acredito ser algo muito mais concreto. Também não venho falar de crenças: ‘cada um, todo ser, tem a sua.’ O que acontece, na verdade, é que quando algo sai dos trilhos em nossas vidas, ficamos um pouco desorientados. Estamos acostumados com rédeas, aliás, nos acostumaram a usar rédeas, em outras palavras, nos domaram. Não somos mais sonhadores ou somos sonhadores limitados. Como um cão que sonha com um ato sexual, mas foi castrado. Estes somos nós, os humanos do século XX e XXI. Limitados a realizações banais diárias, com contentamentos insignificantes ou nunca contentes com tudo que nos é dado.
Vivemos sempre insatisfeitos com nossos empregos, com nossos casamentos, com nossos salários, com nossos estudos, com nossa aparência e com nossas convicções, mas nunca damos um passo à frente para tentarmos mudar. Por quê? Medo? Aceitação? Indiferença? Incompetência? Todas as respostas podem ser falsas ou verdadeiras, cada um sabe da sua tragédia. Com isso pretendo apontar que o famoso Mito da Caverna nunca foi tão presente, nem mesmo na época em que Platão arriscou-se para escrevê-lo.


Estamos aprisionados em nossas cavernas, em nossos mundinhos virtuais ou em nossos mundinhos de ilusões e temos medo de enxergar a claridade (realidade). Imagina olharmos para nossas vidas e vermos que fizemos de tudo, menos o que queríamos? Seria triste, não? 


Os milhões de músicos, de pintores, de cientistas, de pedreiros consagrados, de catadores de lixo com uma capacidade imensa de refazer o mundo através dele e pensadores livres que poderíamos ter se cada um fosse o que realmente quis ser? Imagina quão magnífico seria se nossos dotes físicos e intelectuais fossem usados da melhor forma possível? O mundo debatendo sobre a cura da AIDS e o mundo produzindo uma vacina? Milhões de pessoas com câncer sendo apoiadas por bilhões de pessoas que querem ver essas mesmas melhorarem? Não só para doenças, mas para elevação. Os budistas nos ensinando a meditar? Aprender História direto das fontes arqueológicas, dos documentos escondidos, das pessoas que estavam presentes em inúmeros momentos? Poder fazer o que sempre sonhou e ser pleno com isso. Construir uma família e sustentá-la sem perder a sua vida. Diminuir o mundo, acabar com as fronteiras, levar a riqueza para todos. Não entenderiam. É um mundo pra quem saiu da caverna.

Bife's

Nenhum comentário: